quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dener por José Gayegos | Postagem #100









Dia 26/05 (sábado) José Gayegos deu uma palestra no Senac de São José dos Campos sobre o estilista Dener. Em meio a muitas memórias, Gayegos nos contou sobre a vida de Dener Pamplona de Abreu. Nascido em uma cidadezinha em  Belém do Pará, um garoto que aos 13 anos de idade se muda para São paulo, começa a demonstrar seu talento nato, a arte de criar. Trabalhou inicialmente para a Casa Canadá, atelier que confeccionava roupas com peles e logo foi ganhando o Brasil com a alta-costura brasileira. 







Sempre muito atento aos detalhes, suas roupas tinham uma modelagem perfeita. Coisa que José Gayegos tanto critica hoje em dia em seu blog e twitter, a falta da técnica de modelagem. 


Dener realmente foi um ícone na década de 60 e 70. Vestiu atrizes famosas, saiu em capas de revistas prestigiadas da época, como a "Manchete", e é claro mostrou a todos o luxo em suas criações. 






José Gayegos foi um amigo intimo de Dener, portanto possui um grande acervo do estilista, e seu fiél confidente e mordomo Pierre, que na verdade se chamava Pedro. "Coisas do Dener" Referiu-se Gayegos.  


Um fato que por sinal muito engraçado, pois o estilista dava nomes franceses aos seus empregados, Maria era Marrie, Pedro- Pierre.


Em 1964 recebe a Palma de Ouro, no Festival Internacional da Moda, em Las Vegas.


Em 1972 Dener lança o livro autobiográfico "Dener, o Luxo", e o "Manual Curso Básico de Corte e Costura".


Dener morreu no dia 09 de novembro de 1978, em São Paulo aos 41 anos de cirrose. 


Infelizmente poucos brasileiros conhecem esse estilista incrível, porque uma realidade é certa, não damos muita atenção a nossa história, e sim damos mérito a história dos outros. 


E graças a José Gayegos, junto a outras pessoas, essa realidade está mudando, pois cada vez mais as pessoas estão procurando saber sobre o grande estilista que fez parte da história da moda brasileira.  

A marca de Dener não existe mais, e esperamos que um dia ela volte a ser a grande grife que um foi dia. José Gayegos tem em mente re-estrear a grife do amigo. 

Croquis do Estilista:










Editorial em Homenagem a Dener:





Fotos: Felipe Lessa / Styling: Fabio Paiva e Arlindo Grund /Produção jornalística: Débora Machado / Cabelo e maquiagem: Douglas Guerra / Modelo: Michele Gansen( Way Model )


Augusto Guedes com José Gayegos 

3 comentários: